Santo André / SP - quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Doenças da Coluna Cervical

Doenças da coluna cervical podem manifestar-se através de sintomas pouco usuais como dores no pescoço, ombros, braços e mãos. Dormências, formigamentos e diminuição da força nos braços se apresentam como sintomas mais graves destas patologias.
Você pode estar se perguntando se há uma chance de que tudo voltará ao normal ou se alguma cirurgia mencionada é muito arriscada. Estas perguntas e dúvidas podem ser tratadas pelo seu neurocirurgião, que é um médico treinado no tratamento cirúrgico das doenças do sistema nervoso.
Ele ou ela irão fazer  perguntas e em seguida realizar um exame neurológico. Na sequência de uma revisão de exames de raios-x ou outros testes  diagnósticos que você possa ter trazido consigo, testes adicionais podem ser solicitados para dirimir dúvidas. Finalmente, ele ou ela vai propor um curso de tratamento, que pode envolver ou não uma cirurgia.
As decisões relativas a seu cuidado devem ser atingidas após discussões entre você, sua família e seu neurocirurgião.
 
   Introdução
 
A coluna cervical é localizada no pescoço e é parte de uma longa coluna flexivel que se extende da cabeça até o cóccix. Esta coluna é denominada de coluna espinhal. A coluna cervical é composta por 7 vértebras.
Coluna cervical
As vértebras são estruturas semelhantes a blocos de construção empilhadas. Entre cada vértebra existe uma estrutura macia, o disco intervertebral. O disco intervertebral tem a finalidade de proporcionar movimento e absorver impactos.
No interior da vértebra existe uma cavidade formando um longo tubo longitudinal no interior do qual passa a medula espinhal.  A medula espinhal é circundada por um liquido (líquor) e três membranas protetoras (dúra-máter, pia-máter e aracnóide).
  
 
 Entre cada vértebra um par de nervos espinhais saem por pequenos oríficios chamados forâmens. Estes nervos dirigem-se a músculos, pele e tecidos proporcionando sensibilidade e movimento a regiões definidas do nosso corpo.
 
 Plexo braquial

Doença do Disco Cervical
 
Idade, traumas, postura inadequada e algumas doenças podem levar a lesões nos ossos, ligamentos e articulações da coluna cervical. Os discos intervertebrais perdem água e altura e crescimentos ósseos anormais (osteófitos, "bicos de papagaio") podem ocorrer. O deslocamento do disco intervertebral é denominado hérnia de disco e a compressão dos nervos próximos causa dor.